Sobre

++ Meu livro: ENIGMA ++
Criei esse tumblr para ajudar os escritores de fics, webs e livros na construção de suas histórias. Meu foco não são as regras ortográficas, até porque não sou formada em letras. Meu objetivo é ajudá-los com dicas, ideias e macetes nesse mundinho criado por nós, guiando-os no melhor caminho para o tão esperado “fim”. Dúvidas, recorra a ask! /
++ Participe do Grupo Oficial no Facebook. ++

Navegação

Link me

Eus2escrever

Estante do Skoob da Andresa

Hover For The Notes
This theme is designed to be viewed in Google Chrome browser! Recommended video dimensions: 1024x768

O Grande Final

image

A pedido de um leitor, irei escrever uma matéria sobre o tão almejado “THE END”. Estatisticamente, de 10 escritores, apenas 3 conseguem chegar ao fim — um enredo longo, com vários capítulos, ok? É triste, mas é verdade. Em quatro anos nesse mundo de palavras, observo o tanto de histórias que são criados todos os dias, quantas acompanho e, raramente, quantas vejo o fim. Os motivos são vários, entretanto, o que está no topo é aquela velha ladainha de “pensei em uma cena incrível hoje, e sem ao menos escrever uma linha, já estou postando amanhã”. Uma semana depois desiste — ou antes.

Se você chegou à reta final, ou pretende chegar, parabéns, meu caro, você está no caminho certo. Para começar irei dar dicas de como não desistir de sua história:

  1. Escreva sobre o que gosta e tem conhecimento. Não dê uma de Newton tentando criar teses sobre a gravidade se você ao menos nem sabe a lei básica delas. Acredite, a história vai ficar tão fajuta que nem você vai acreditar!
  2. Tenha metas! Para que você quer terminar? Pretende publicar? Se sim, pense no que irá ganhar se conseguir, como vai realizar seu sonho, e quando bater a preguiça, imagine as situações em que você poderia estar. Quer terminar para alegrar seus leitores? Pense que poderia ser você no lugar deles, e não gostaria de ficar sem saber o fim de algo, certo?
  3.  Trace um roteiro para a história. Se você começou a escrever, é porque imaginou mais ou menos como poderia desenvolver a trama e gostou da ideia. Que tal anotá-las em um papel? Faça o seguinte: escreva fatos que você acha importante para o enredo e as dividam em fases. Por exemplo: ideias iniciais,  meado da história, clímax, como resolverão as coisas, acontecimento final… Assim, quando não tiver ideias, inspire-se nas que anotou.
  4. Paciência e tempo. Mais que fundamental! Tenha em mente que uma história longa não será escrita em um mês. Nem dois… ou três! Só se você trabalhar insistentemente dia e noite nela, e acho que não é bem o seu caso, certo? Ainda mais se é daqueles que só tem uma hora por semana de sobra. Aí que a paciência será mais que obrigatória — a não ser que queira algo mal feito. A pressa é inimiga da perfeição.

Você já superou todas essas etapas e agora quer saber como escrever o fim. Deixo algo trágico ou um final feliz clichê? Deixo um mistério no ar ou só conto tudo no último capítulo? Tudo isso depende da história e do autor. Seria um GRANDE baque para seus leitores se uma história que sempre foi feliz terminasse triste. Como também seria uma grande perca de tempo você passar horas lendo as 300 páginas de um livro, e só na última página descobrir o que realmente acontecia. É frustrante!

Às vezes o bom e velho clichê resolve tudo. Se sua história permitir algo alternativo, não pense duas vezes antes de abraçar a ideia. Não posso dizê-lo como deve terminar sua história, você sabe o que escreveu ao longo das páginas, não vai ser no final que irá precisar de ajuda. Se for uma série, não precisa desvendar tudo no primeiro livro, pode deixar coisas no ar, mas algo tem que ser revelado ali. Se for um livro só, tente resolver os maiores mistérios, caso não queira desenvolver tudo. Só não deixe perguntas “gritantes” em evidência, ou o leitor irá te xingar horrores!

Qual é o seu final favorito? Você está na estatística dos três escritores? Comente na ask!

07th jul. 2012 8:07pm Há 1 ano 9 notas
Tags: dicas, fim,
  1. helpescrita reblogou esta postagem de eus2escrever
  2. myblackpumpkinsoup reblogou esta postagem de eus2escrever
  3. eus2escrever publicou esta postagem
-